Título: Vocabulário de Descartes
Autor: Frederic De Buzon e Denis Kambouchner
Idioma: Português
Páginas: 96
Editora: Martins Fontes
Edição: 1ª Edição - 2010
ISBN: 978-8578273163
Peso: 0,190 Kg
SAIBA MAIS SOBRE ESTE PRODUTO
Sinope do livro "Vocabulário de Descartes":
Em apenas quatro obras (Discursos e Ensaios do método, Meditações, Princípios e Paixões da alma - às quais se acrescentam toda uma correspondência, alguns escritos polêmicos e importantes tratados póstumos), Descartes inscreveu no coração de seu século uma obra de impressionante audácia e engenhosidade.
Os textos filosóficos de Descartes pretenderam ser perfeitamente claros: para se tornar sensível à força da operação cartesiana, convém dedicar-lhes uma atenção arguta e prolongada.
Longe dos lugares-comuns da tradição escolástica, poder-se-á então relacionar os conceitos cartesianos com a experiência sempre complexa que os subentende.
À natureza dessa experiência (com suas coordenadas históricas) e à definição do equilíbrio intelectual que Descartes procurou em toda parte é que este Vocabulário gostaria de introduzir.
Sobre René Descartes
René Descartes foi um filósofo, físico e matemático francês. Durante a Idade Moderna, também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius.
Descartes é considerado o primeiro filósofo moderno. A sua contribuição à epistemologia é essencial, assim como às ciências naturais por ter estabelecido um método que ajudou no seu desenvolvimento. Descartes criou, em suas obras Discurso sobre o método e Meditações - a primeira escrita em francês, a segunda escrita em latim, língua tradicionalmente utilizada nos textos eruditos de sua época - as bases da ciência contemporânea.